SELECTA BLOCOS - Sistema Construtivo para Alvenaria

Estrada da Taperinha, s/ nº, Sítio São Luiz, CEP 13.312-830
Caixa Postal 370, Itu, SP, FONE: (11) 2118-2001 | 4024-9600

Atendimento 0800 7070075

Alvenaria Estrutural

Detalhes Construtivos

Seqüência de elevação da alvenaria

Elevação da Alvenaria

O serviço da elevação da alvenaria inicia-se a partir da execução da segunda fiada. Dependendo da necessidade de mais ou menos detalhes, pode se ou não encontrar a planta de segunda fiada no projeto de alvenaria. De maneira geral, a ausência dessa última planta não compromete a execução da segunda fiada, pois eventuais dúvidas se resolvem com os desenho de elevações das paredes. Convém lembrar ainda que nessa etapa já se assentam Blocos com caixas elétricas destinadas, entre outros fins, a tomadas e interruptores, cujas posições são indicadas também no desenho de elevação das paredes.

A colocação da argamassa nos blocos pode ser feita de duas maneiras, segundo observação do projetista.


1) Assentar blocos até a altura do peitoril das janelas

2) Verificar tolerâncias quanto ao prumo, nível, planicidade, alinhamento e espessuras das juntas horizontais da alvenaria.

3) Posicionar armaduras e executar grauteamento vertical e horizontal

O lançamento do graute, efetuado após a limpeza do furo, deve ser feito no mínimo após 24 horas do assentamento dos blocos.

A altura máxima de lançamento é de 3m. Recomenda-se, no entanto, lançamento de alturas não superiores a 1,6m com graute auto-adensável.

4) Assentar blocos até a penúltima fiada e aplicar componentes pré-fabricados de portas.

5) Concluída a penúltima fiada, verificar tolerâncias quanto ao prumo, nível, planicidade, alinhamento e espessura das juntas horizontais da alvenaria.

6) Assentar as canaletas da última fiada, com a opção de uso de Jotas e Compensadoras, de acordo com o especificado no projeto. Nesta canaleta serão passados 2 ferros corridos, fazendo-se o transpasse para garantir amarração das paredes.

7) Verificar tolerâncias quanto ao prumo, nível, alinhamento das canaletas da última fiada e aplicar as armaduras e grautes.