SELECTA BLOCOS - Sistema Construtivo para Alvenaria

Estrada da Taperinha, s/ nº, Sítio São Luiz, CEP 13.312-830
Caixa Postal 370, Itu, SP, FONE: (11) 2118-2001 | 4024-9600

Atendimento 0800 7070075

Alvenaria Estrutural

Detalhes Construtivos

Situações Especiais

Devem-se adotar soluções especiais de amarração de paredes nas seguintes situações:

1) Paredes Removíveis

Pode se elaborar um projeto arquitetônico que permita opções de mudanças futuras, desde que as informações e providências necessárias estejam previstas e explicitadas no manual do proprietário, não deixando nenhuma dúvida quanto a sua execução. Estas paredes serão consideradas como paredes de vedação no cálculo estrutural.

Uma vez que paredes removíveis, previstas em projeto, não deverão estar amarradas com as paredes definitivas, deve se nesse caso adotar juntas a prumo com tratamento adequado. Os procedimentos para remoção de tais paredes deverão estar registrados no manual do proprietário.

Como os encontros entre Alvenaria estrutural e de vedação não podem ser feitos por amarração direta, independentemente da espessura dos blocos o encontro das alvenarias deverão ser executados aplicando-se telas galvanizadas na argamassa a cada duas fiadas.

2) Peitoris de sacadas em balanço

Quando executadas em alvenaria, os peitoris deverão ser projetados desligados das paredes da fachada.

3) Paredes em ângulos diferentes de 90

A adoção dessa alternativa deve ser bem avaliada, tendo em vista a necessidade de providências que introduzirão novos procedimentos na execução da alvenaria, tais como grauteamento da região de mudança de ângulo.