SELECTA BLOCOS - Sistema Construtivo para Alvenaria

Estrada da Taperinha, s/ nº, Sítio São Luiz, CEP 13.312-830
Caixa Postal 370, Itu, SP, FONE: (11) 2118-2001 | 4024-9600

Atendimento 0800 7070075

Alvenaria Estrutural

Detalhes Construtivos

A Modulação

A modulação da alvenaria é o acerto das dimensões em planta e do pé direito da edificação, em função das dimensões dos blocos, de modo a se evitar cortes ou ajustes na execução das paredes.
No caso das dimensões do projeto arquitetônico não serem modulares, quanto menor o módulo utilizado mais fácil será o ajuste necessário. Portanto as dimensões múltiplas de 15 cm são as mais adequadas.
Por meio da técnica de coordenação modular, conseguimos evitar vários trabalhos de ajuste no canteiro, que representariam perda de tempo, material e mão de obra. O arquiteto, deve escolher o módulo básico de 1 5cm ou 20cm e trabalhar com o conceito de módulo desde o estágio inicial da concepção. Desta forma, as medidas internas serão sempre múltiplos de (1 5cm ou 20cm) + 1cm.

Linha Modulação 15

A família de Blocos Cerâmicos Selecta Modulação 15 é formada de três componentes básicos: os Blocos BE30, BE1 5 e BE45.
Seguindo uma lei de formação das medidas dos cômodos, múltiplas de 1 5 cm, a alvenaria será projetada a partir de apenas duas fiadas, que estarão 100% amarradas.
Na amarração destaca-se o papel fundamental desempenhado pelo bloco BE45. Com isso, eliminam-se as ligações executadas com grampos e, desse modo, também se reduz consideravelmente a necessidade de utilização de grautes verticais, que poderão até, em alguns casos, ser totalmente eliminados. Aos três Blocos básicos somam-se quatro componentes complementares: As canaletas, canaletas compensadoras, canaletas jota e Bloco de ajuste. Eles resolvem, por exemplo, os problemas da relação da alvenaria com a aplicação de esquadrias e com a construção de lajes.
As incompatibilidades entre as aberturas nas alvenarias destinadas a portas e janelas desaparecem com a introdução dos blocos de ajuste BC 14/4 e BE 20.

Amarração de paredes - Modulação 15

A amarração efetiva das paredes é um ponto determinante na execução da alvenaria. Com a utilização dos blocos BE15, BE30, BE45, garante-se o intertravamento das unidades de alvenaria de forma simples e lógica, em todas as situações. Isto é, uma seqüência padronizada que representa a disposição dos blocos para cada uma das amarrações mais comuns, e também sua disposição em duas fiadas (fiadas pares e fiadas ímpares).